Boas Vindas ...!         

 

Chegamos! Vindos de lugares diferentes e com trajetórias distintas. Estamos reunidos em um mesmo tempo e espaço para compartilharmos experiências de aprendizagens.

É chegado o tempo de transformar nossos esforços pessoais em novas conquistas intelectuais, há trabalhos para serem realizados. Nesse percurso que iniciamos agora, acreditamos no compromisso, na persistência, nos estudos regulares e na dedicação, como elementos necessários para a construção de um sólido repertório sociocultural, político, ético e estético.

A hora é agora! O curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio foi montado como resultado da vontade de muitas pessoas/instituições de contribuir para uma efetiva mudança na dinâmica da sala de aula, na perspectiva de que a construção e aquisição do conhecimento sejam garantidas por meio de um processo de ensino e aprendizagem participativo e significativo, que assegure aos estudantes da educação básica o direito de aprender. Esse processo se inicia com o professor-cursista buscando o conhecimento, socializando essa busca e os conhecimentos adquiridos, ao mesmo tempo em que exercita a reconstrução de saberes e práticas.

            É nosso intento desenvolver essa formação pautada nas dinâmicas e nas necessidades advindas do trabalho cotidiano dos professores no espaço da escola e da sala aula, de modo a fortalecê-los no enfrentamento dos desafios postos por esse trabalho. Parte-se da ideia de que o processo formativo do profissional da educação, como de qualquer outra área, é aberto, implicando formação permanente.

Por certo, ao se desvelar as necessidades objetivas no processo de ensino e aprendizagem no cotidiano escolar, ao se questionar e problematizar a prática pedagógica e a prática docente como práticas sociais se fortalece a ação docente, e, consequentemente, a ação da escola.

Pretendemos, cada vez mais, sensibilizar e mobilizar nosso professor-cursista, para a melhoria do ensino, da aprendizagem e, assim, avançar na direção da garantia do direito de todos e de cada um aprender. Daí a importância de assegurar uma formação que possibilite ao professor compreender que para além do título de especialista e dos ganhos na carreira, é urgente mudanças nas posturas e práticas em sala de aula.

Na relação com o outro na escola temos um encontro face a face, falar sobre ensino e aprendizagem é dizer desse encontro, tratar sobre a escuta e o silêncio, a presença e a ausência, a coletivização do convívio ou o isolamento.  Na relação com outro em nosso curso temos um encontro mediado pela virtualidade, contudo, somos todos ouvidos, voz, mãos, pernas e alma, juntos nesse encontro que hora iniciamos com as nossas Boas Vindas!

 

Núbia Regina Moreira

Coordenadora do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia 

no Ensino Médio.

 

Eleuza Diana Almeida Tavares

Coordenadora de Tutoria do Curso de Especialização em Ensino de Sociologia no Ensino Médio.