Interpretação de textos científicos: ideia principal, secundária e circunstância; sequência, hierarquização e relacionamento das ideias; fato, hipótese, inferência, opinião; argumento, conclusão, síntese. Expressão escrita: seleção, organização e integração de ideias; Estruturação de períodos, parágrafos e textos; Esquema, resumo, descrição, narração, dissertação; Uso dos processos de coordenação e subordinação; Propriedade de linguagem e de vocabulário; Correção de linguagem.


Professora: Joilma Barbosa

História da computação. Conceitos básicos. Sistemas numéricos. Tabela ASCII. Classificação de computadores. Conceitos de hardware. Conceitos do software. Noções de estrutura de dados. Modalidades de processamento de dados. Noções de sistemas. Noções de Redes. Noções de Sistemas Operacionais. Aplicativos: editores de texto e planilhas eletrônicas. Internet. Aplicações da Informática no ensino.

Relação CTS e a Educação Científica e Tecnológica; O mito da neutralidade e determinismo cientifico; CTS no contexto da educação brasileira; O desenvolvimento científico e tecnológico nacional e a formação do professor em ciências.


Professora: Corina Dias Chagas Flores

Conjuntos numéricos; Produtos notáveis; Frações; Razão;Proporção; Porcentagem;Potencialização; Radiciação; Racionalização; Logaritmo e exponencial; Equações de 1º grau com uma variável; Equações de 2º grau ou equações quadráticas;Inequações do 1º e 2º graus.

Professor: André Nagamine

Bases históricas da Educação; Análise das relações entre educação, filosofia e ideologia mediante reflexão critica sobre as bases filosóficas, dos princípios e influências das principais concepções e tendências do pensamento pedagógico.

Professor: José Carlos Simplicio